Métodos para Gravação de Áudios

Em nossas pesquisas de áudio, utilizamos diferentes métodos de pesquisa e aparelhos como rádio, “ghost box”, telefones fixos e celulares e gravador digital. Os áudios captados são analisados no programa Audacity (https://www.audacityteam.org).

O Ghost Box é um rádio comum, modificado de forma que as estações mudam constante e rapidamente, "varrendo as rádios", criando uma mistura de ruído branco e outros sons, facilitando, dessa forma, a formação das vozes.

Atualmente, utilizamos dois métodos de gravação. O primeiro consiste, simplesmente, em gravar usando o Ghost Box como fonte de ruído de fundo diretamente no programa Audacity, através do microfone embutido no computador ou do microfone eleitor-magnético.  O Ghost Box pode ser substituido por um rádio comum em ondas curtas, fora de sintonia (ruído branco). 

No segundo método, também utilizamos o Ghost Box como ruído de fundo, mas realizamos a gravação através de um telefone fixo e um  telefone celular. Primeiro, ligamos do telefone fixo para o celular. O celular fica próximo ao computador, com o speaker ligado, amplificando o volume e gerando mais ruído . Colocamos o telefone fixo junto ao Ghost Box em um outro ambiente, ligado e fazendo a "varredura das rádios" em FM. O programa Audacity grava o áudio vindo do telefone fixo para o celular através do microfone embutido no computador.
O uso destes equipamentos apenas  facilita a audição e ajuda na posterior análise e compreensão das mensagens, mas não determina e nem garante os contatos.



 

© 2023 by Artist Corner. Proudly created with Wix.com